ESPERE

Escolas de Perdão e Reconciliação - Fundamentos da Justiça Restaurativa

Reunião núcleo BH: ações norteadoras para 2024

No dia 17 de fevereiro, os membros da ESPERE-BH se reuniram para escolher as ações norteadoras do trabalho no ano de 2024. As discussões contaram com a facilitação da Renata Melo, consultora antroposófica que se voluntariou na condução dos trabalhos. A seleção das ações priorizadas para 2024 partiu de um diagnóstico realizado em dezembro passado, durante o qual todos os facilitadores do núcleo BH foram individualmente entrevistados para falar de seus desejos e planos, bem como apontar as fragilidades e potências do grupo. Por meio de dinâmicas em grupo, os participantes elegeram aquelas ações entendidas como mais transformadoras da realidade desejada devendo agora, então, merecer o foco do trabalho do grupo.

Uma experiência da parceria do Núcleo BH com o Núcleo São Mateus (ES)

O núcleo ESPERE São Mateus (ES) acolheu o desafio de levar as formações de Perdão e Reconciliação – Fundamentos de Justiça Restaurativa a profissionais operadores do sistema prisional do Estado. Para isso, solicitaram apoio a outros núcleos para viabilizar o esforço, considerando o volume de horas de dedicação voluntária, bem como a preservação da privacidade dos participantes, em sua maioria agentes penitenciários com os quais os facilitadores do núcleo convivem nos trabalhos que realizam pela Pastoral Carcerária. 

Feito este convite, me senti chamada a participar tendo em vista a riqueza da experiência pretendida, a possibilidade de conhecer outras aplicações do método, o intercâmbio de experiência e todos os aprendizados que poderiam me atravessar. Foram quatro dias inteiros de 10 horas cada, divididos em dois módulos de dois dias. A turma contou com 23 participantes e eu pude trabalhar em estreita parceria com co-facilitadoras e facilitadoras do núcleo São Mateus. 

Tendo em vista a natureza da área de atuação dos participantes, profissionais muito bem treinados para garantir a segurança, era de se esperar que talvez oferecessem resistência aos conteúdos apresentados e, sobretudo, à vulnerabilização tão relevante para que a experiência da ESPERE faça sentido para os participantes. Este distanciamento foi inicialmente quebrado pela confiança da liderança dos presídios no processo e, posteriormente, ao longo das oficinas, sentimos que o grupo foi entrando na proposta, compreendendo o sentido e se abrindo à possibilidade de experimentar o perdão e reconciliação. Os depoimentos recebidos ao final do processo deram conta de uma abertura interna que nos leva a crer na possibilidade da transformação individual e coletiva.

Núcleo-BH aplica ESPERE em Conselheiro Pena -2024

O Núcleo BH da Escola de Perdão e Reconciliação esteve em Conselheiro Pena/MG, pelas mãos das facilitadoras Aracy e Dalka, de 1⁰ a 3/março/24, participando do encontro anual de mais de cinquenta Agentes da Pastoral Carcerária da Diocese de Governador Valadares.

Foram três dias de imersão teórico/vivencial em Justiça Restaurativa, a partir de dois fundamentos, conforme filosofia  da Espere: Perdão e Reconciliação.

A caminhada foi muito rica em acolhimento, autocuidado, partilha, aprendizado e restauração!

Atividades correlatas a ESPERE

ESPERE # in para mulheres

Aconteceu nos dia 8 e 22 de outubro 2022  as oficinas ESPERE#in aplicadas pelas facilitadoras, Ana Maria, Aracy e Maria Luiza , experiência de sábados inteiros, incluindo refeições no espaço Contemple na Pampulha.

O grupo era composto por mulheres de várias profissões que ao participarem das atividades de autoperdão, elas poduderam explorar suas emoções, desafios e bloqueios internos que as impediam de perdoar a si mesmas, além de aprenderem ferramentas e estratégias para desenvolver a autocompaixão, a aceitação e a cura emocional. 

Essa jornada de autoperdão pode ajudá-las a reconhecer sua própria humanidade, aceitar suas imperfeições e aprender com seus erros, promovendo um maior bem-estar emocional, mental e espiritual.O apoio mútuo e a troca de experiências dentro do grupo de mulheres de várias profissões também foi fundamental para fortalecer o processo de autoperdão, criando um ambiente de acolhimento, compreensão e apoio mútuo. Essa experiência coletiva de autoperdão pode fortalecer os laços de sororidade, empatia e solidariedade entre as participantes, promovendo um espaço seguro e acolhedor para o crescimento pessoal e a transformação interior.

Mulheres P&R e artes




Desenvolvido em parceria com a Associação Comunitária do Bairro Jardim Felicidade – ABAFE, situada na região norte de Belo Horizonte, marcada por vulnerabilidade social, em especial com grande número de registros de violência doméstica contra a mulher. As oficinas da EsPeRe – Fundamentos de Justiça Restaurativa foram adequadas ao público de mulheres não alfabetizadas e com dom na execução de diversos trabalhos no âmbito das artes:  pintura, material reciclado, crochê e outros.

Espere na Mídia

As "Escolas de Perdão e Reconciliação" para um horizonte de justiça e de paz

Março 2022

O Professor do departamento de Filosofia e do curso de Psicologia na PUC-Minas, René Dentz, membro da equipe executiva do Observatório da Evangelização, brindou-nos com artigo sobre as Escolas de Perdão e Reconciliação. Ele destaca que Interessante notar que, “mesmo se tratando de uma metodologia, há uma flexibilidade e um olhar atento às demandas existenciais de cada grupo, interativas através de exposições teóricas, reflexões individuais, rodas de conversa, dança, música, artes plásticas”.

PROGRAMA:
Perdão – Sou 60 (Rede Minas)

19/06/2016

TEMA: Perdão

PARTICIPANTES: Dalka Capanema / Mara Helena

PROGRAMA: Novos tempos, Novos sentidos (PUC TV Minas)

20/02/2015

TEMA: Reconciliação

PARTICIPANTE: Maria Cristina de Azevedo Junqueira 

PROGRAMA: Horizonte Debate (TV Horizonte)

13/03/2014

TEMA: Perdão PARTICIPANTE: Dalka Capanema

Formação Continuada

Paciência que nos torna criativos

No dia 23 de dezembro de 2023, reuniram-se facilitadores e indivíduos que já tinham vivenciado a experiência EsPeRe. O encontro teve início às 11h com um delicioso brunch, seguido pela apresentação da facilitadora Maria Luiza Brugger Iglésias, de Belo Horizonte, que abordou o tema “A paciência que nos torna criativos”. Uma reflexão sobre como a impaciência pode nos levar à violência e apresentou formas de sairmos desse ciclo. Os participantes foram divididos em subgrupos para compartilharem suas experiências à luz do tema abordado. Durante o intervalo das partilhas e no encerramento do encontro com a plenária, a terapeuta integrativa Isabel Moura conduziu uma prática de Yoga Lu Jong com os participantes, onde foram conduzidos a alcançar o equilíbrio entre corpo, respiração e mente.

Espiritualidade em Inhotim

Em 22 de abril de 2022, Ana Maria, Aracy, Cristina, Liliane, Marion, facilitadoras do Núcleo ESPERE-BH, orientadas por Maria Luiza, tbém facilitadora da ESPERE –BH, fizeram uma imersão no Inhotim para meditar sobre o conjunto do universo e suas múltiplas relações. 

Tudo está interligado. Por isso, exige-se uma preocupação pelo meio ambiente, unida ao amor sincero pelos seres humanos e a um compromisso constante com os problemas da sociedade.

Quando o coração está verdadeiramente aberto a uma comunhão universal, nada e ninguém fica excluído desta fraternidade. Paz , justiça e conservação da criação são três questões absolutamente ligadas, que não se poderão separar, tratando-as individualmente sob pena de cair no reducionismo.

A imersão contemplativa em Inhotim passou pelo conjunto paisagístico, pelas obras dos artistas : Olafur Eliasson, Edgard de Souza e Lygia Pape

Encontros Nacionais

VI Enespere reuniu facilitadores de todo Brasil em BH

A equipe de facilitadores voluntários da EsPeRE de Belo Horizonte recebeu o VI Encontro Nacional EsPeRe Brasil. O evento reuniu 86 integrantes da rede EsPeRe no período de 23 a 26 de maio de 2019, vindos de várias partes do país. A programação aconteceu nas estruturas da Casa de Retiros São José, acrescida de um dia especial dedicado ao I Seminário Internacional de Cultura de Paz, realizado na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Abaixo, registros de momentos especiais.

Encontros Internacionais

VII Enconto Internacional ESPERE 2023​

Outubro de 2023

Na cidade de Bogotá, nos dias 19, 20, 21 e 22 de outubro de 2023, foi realizado o VII Encontro Internacional ESPERE. Evento que reuniu académicos, profissionais e representantes dos diferentes nós da Rede, empenhados em explorar questões fundamentais relacionadas com a justiça, a reconciliação e a procura de segundas oportunidades no domínio da justiça restaurativa.O tema central, “Segundas oportunidades são um direito: Reflexões sobre o perdão e a justiça restaurativa”, assume uma relevância crucial num mundo onde os conceitos de justiça, reconciliação e restauração comunitária desempenham um papel fundamental na construção de uma construção mais inclusiva e equitativa. Ao longo destes quatro dias de partilha de conhecimentos e experiências, exploraremos a importância de dar segundas oportunidades às pessoas no contexto da justiça, do perdão e da restauração de relações danificadas.

Fotos Internacionais

Fotos